terça-feira, 18 de novembro de 2014

Postagem nº8. Mecanismos das drogas : LSD

O LSD (sigla para dietilamida do ácido lisérgico em inglês) é uma droga psicoativa, muito conhecida pelo seu uso na década de 60 no movimento de contracultura. Devido ao seu efeito alucinógeno, o LSD é usado para fins recreacionais, mas por causar um sentimento de transcendência, é usado , de certa forma, como um ritual. Muitos artistas a usam para obter inspiração e muitas pessoas veem na droga um sentido mais profundo. Esse sentimento de transcendência espiritual fundamentou um movimento "religioso" denominado New American Church, em  que determinou o uso LSD como um sacramento, embora os fundadores tenham sido presos por se considerar que tenham  usado a igreja para conseguir respaldo legal para usar a droga.O LSD tem como efeitos físicos: dilatação das pupilas, alterações de apetite, hiperglicemia, eriçamento de pêlos, hiperreflexia, excessiva produção de saliva e muco.
Os efeitos psicológicos do LSD são mais complexos. O efeitos são popularmente chamados de viagens. A experiência dessas viagens é muito variável mesmo para uma mesma pessoa e mesmo dentro de uma mesma dose da droga ao longo do tempo. O uso LSD tem mais chance de gerar experiências agradáveis se feito em um ambiente em que se possa relaxar, confortável, seguro e com companhias agradáveis. A ausência dessas condições pode gerar as "bad trips", em que se tem uma crise de ansiedade e a amplificação de medos anônimos, ou seja, medos infundados, sem causa clara. Essas bad trips geram um humor depressivo ou agressivo. Essass experiências ruins podem exigir intervenção médica de modo a tranquilizar o paciente ou, em casos de comportamentos autodestrutivos ou incontroláveis,  sedá-lo.
Os usuários de LSD  experienciam superfícies se ondulando e o mundo inanimado ganhando vida; percepção de tempo alterada, de modo que em certos momentos ele pareça se alongar ou se encurtar, mudando de velocidade; visualizações de padrões coloridos; sensação de que os pensamentos estão se espiralando sobre si mesmos; perda de senso de identidade, associado com sentimento de saída do corpo e união com uma ordem cósmica, efeito fortemente responsável pelo sentimento de transcendência espiritual. Em doses mais altas, os usuários podem experienciar sinestesias e dissociação entre tempo e espaço. Usuários afirmam também que a droga os ajuda a ver a própria vida de um ponto de vista mais introspectivo, os ajudando a resolver problemas e sentimentos negativos.
As para que o LSD faça efeito são mínimas e a droga desenvolve pouca resistência no organismo. Ela é considerada como uma droga com pouco poder de causar dependência. Não há casos documentados de overdose por LSD e não há evidências de que o LSD possa causar, a longo prazo, danos ao organismo.
O LSD é consumido, normalmente por via oral em forma de tabletes, mas pode ser dissolvido em líquido e injetado, vir dissolvido em gelatina ou na forma cristalina.


Exemplo de tablete de LSD


FONTES:
http://archpsyc.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=488155
http://www.maps.org/research-archive/cluster/psilo-lsd/cns-neuroscience+therapeutics_2008-passie.pdf

8 comentários:

  1. O LSD também é conhecido com outros nomes como doce, ácido, gota, papel e microponto. É importante saber que apesar do LSD comumente não causar comportamentos compulsivos para sua obtenção, poderá causar uma dependência psicológica, visto que algumas pessoas não conseguem viver mais sem a droga. No entanto, o seu maior risco não encontra-se na toxicidade ao organismo mas nos efeitos psíquicos que ela causa, pois o usuário torna-se incapaz de avaliar situações de perigo, julga-se com capacidade de força irreal, podendo envolver-se em acidentes em geral; por exemplo em uma alucinação, pretender voar e cair de uma janela, ou ignorando os perigos do mar e avançando pelas suas águas. Além disso o uso crônico do LSD pode causar um fenômeno perigoso de causa desconhecida, denominado de “flashback”, o qual, repentinamente, leva o indivíduo a ter todos os sintomas psíquicos do uso, porém sem tê-lo feito, podendo ocorrer à qualquer momento, inclusive durante a condução de algum tipo de veículo (carro, moto, etc.), causando acidentes graves com consequências muitas vezes irreversíveis. Alguns estudos presumem que este fenômeno possa ser desencadeado por intoxicação alcoólica, pelo uso abusivo da maconha ou por cansaço físico em indivíduos que já costumam usar o LSD com frequência.
    Fonte: http://www.infoescola.com/drogas/lsd/

    ResponderExcluir
  2. A dietilamida do ácido lisérgico (LSD) é rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, se liga fortemente às proteínas plasmáticas, é distribuída nos tecidos, aparecendo em altos níveis no cérebro. Seu início de ação ocorre dentro de 15-60 minutos, com efeitos persistindo por 8 horas ou mais. A meia-vida do LSD é estimada em 175 minutos. O LSD foi detectado na urina por um período de 34-120 horas, na concentração de 2-28 μg/L, em 7 indivíduos que receberam uma dose de 300 μg por via oral. O LSD é amplamente metabolizado pelo fígado a 2-oxo-LSD, que é inativo. Sua excreção é renal, sendo que menos de 1% da droga inalterada é eliminada pela urina.

    Referências:
    http://arquivo.fmu.br/prodisc/farmacia/cssn.pdf

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o Ministério da Justiça, esporadicamente se tem notícias acerca do consumo de LSD no Brasil, principalmente por pessoas das classes mais favorecidas. Raramente, a polícia apreende parte das drogas trazidas do exterior. Na Europa, 4,2% daqueles com idade entre 15 e 24 anos já tomaram LSD pelo menos uma vez. Em Portugal, o número de convulsões causadas por cogumelos alucinógenos e LSD em 2006 foi maior na cidade de Lisboa. Um estudo lançado em janeiro de 2008 descobriu que cerca de 3,1 milhões de pessoas nos EUA com idades entre 12 e 25 anos já tinham consumido LSD.
    No Brasil, ainda não foram feitos estudos sobre o consumo de LSD entre a população. Talvez fossem necessários estudos mais conclusivos sobre a população brasileira para saber os efeitos e as consequências do uso do LSD. Mas percebe-se que a droga é usualmente consumida por jovens de classes mais altas e não parece causar tanta dependência quanto o crack, por exemplo.
    Fonte: http://www.medclick.com.br/saude/2014/07/lsd-o-que-voce-precisa-saber/

    ResponderExcluir
  4. O LSD possui vários efeitos. Os responsáveis por sua “fama” são os chamados efeitos centrais. Os efeitos centrais são assim chamados por causa de sua ação no sistema nervoso central, produzindo por sua vez, uma grande quantidade de efeitos fisiológicos. Esses efeitos são tais como: Estimulação da atividade elétrica do cérebro, verificado na ativação do EEG, estimulação da formação reticular do cérebro, a qual resulta num crescimento da sensitividade dos estímulos sensoriais que vêm de fora, através dos órgãos sensoriais. (Esta ação causa distorção no que é percebido, levando à alucinação e várias outras mudanças psicológicas, a “viagem”), náusea, tontura, dor de cabeça, e algumas vezes perda de apetite, diminuição da coordenação muscular e um leve tremor dos dedos e mãos podem ocorrer. O LSD não tem a tendência de fazer alguém enlouquecer ou tornar-se psicótico. Ele pode interagir com outras drogas e provocar sintomas psicóticos (especialmente outras drogas que atuam nos neurotransmissores). Algumas pessoas com histórico de certas doenças mentais, como esquizofrenia ou psicose, pode ter os sintomas exacerbados pelo LSD. A droga também pode acelerar o início dessas doenças se alguém já vai desenvolvê-la. Logo, mesmo essa droga não causando dependência ou comportamento estranho, ainda deve-se ter cuidado com o uso dessa droga. Como qualquer outra, pode causar problemas no organismo.
    Fonte: http://www.salves.com.br/txt_lsd25.htm
    http://saude.hsw.uol.com.br/lsd5.htm

    ResponderExcluir
  5. Com as propriedades "interessantes" no sistema nervoso central, o LSD era usado antigamente para fins terapêuticos e de pesquisa na área de alguns distúbio mentais. O LSD foi utilizado pelos médicos para conhecer melhor como era a experiência dos esquizofrênicos. Os resultados foram considerados positivos a fim de estudar os surtos psicodélicos. A droga foi usada também para o tratamento do alcoolismo e de disfunções sexuais

    www.purpletrance.com/tag/lsd/

    ResponderExcluir
  6. Normalmente, os primeiros efeitos do LSD aparecem em 30 a 90 minutos depois de tomar a droga. Muitas vezes, as pupilas ficam dilatadas. A temperatura do corpo pode ficar mais alta ou mais baixa, enquanto a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos podem aumentar ou diminuir. Suores ou arrepios também são comuns.

    Frequentemente, os usuários de LSD experimentam perda de apetite, insônias, boca seca e tremores. Mudanças visuais estão entre os efeitos mais comuns – o usuário pode se fixar na intensidade de certas cores.

    ResponderExcluir
  7. É importante ressaltar que, passado o efeito da droga, muitas vezes ocorrências indesejáveis persistem. A primeira é a simples prolongação do estado alterado causado pelo LSD. A pessoa continua ainda vendo cores brilhantes, perde a noção do tempo e se distancia do contato habitual com o mundo. Para a dosagem mais usada, de 100m g, obtém-se uma duração de 8 horas. O interessante é que a droga permanece no organismo por duas horas apenas, sendo totalmente dissociada depois deste tempo. Ainda não se sabe como o seu efeito dura todo este tempo, podendo ainda ser prolongado. Normalmente, depois de uma noite de sono é esperado uma cessação completa dos efeitos da droga. Entretanto, a persistência da ansiedade ou distorções visuais, por um ou dois dias, em forma de ondulações repentinas, já foram descritas. Um estado depressivo também tem sido ressaltado por inúmeras pessoas, e uma variedade de possíveis agentes causadores são evidentes. A depressão pode simplesmente ser causada pela calmaria, depois da euforia induzida pela droga, e o sentimento de auto-transcendência. Se a experiência foi caracterizada por uma emergência de considerável vergonha e culpa, uma inabilidade para integrar ou reabsorver as memórias lançada, podem induzir uma breve reação de depressão.

    Fonte: http://www.salves.com.br/txt_lsd25.htm

    ResponderExcluir
  8. Na questão da LSD, as mudanças nas percepções, principalmente de caráter visual e auditivo, na aceleração e desorganização das ideias e perda do foco do pensamento fazem com que até mesmo uma batida de uma porta ou um telefone tocando faça o usuário assustar-se. Os sentidos são aguçados, apresentando diferentes efeitos em cada organismo. Quem usa costuma enxergar cores com maior intensidade, podendo ter também alucinações auditivas. Algumas imagens podem surgir (mesmo estando com os olhos fechados), as coisas podem parecer se mover, talvez sinta seu corpo flutuar e perca a percepção de tempo. As alucinações também podem ser eróticas, já que outro efeito do LSD é você se sentir excitado, aumentando o senso do toque. As inibições se reduzem
    Fonte: http://www.vivasemdrogas.com.br/fique-sabendo/lsd.html

    ResponderExcluir