quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Postagem nº 4: Mecanismos das drogas: Tabaco

O tabaco é uma droga largamente utilizada no mundo inteiro, embora seu uso tenha diminuído bastante em função de campanhas publicitárias desestimulando seu uso. Seu principal princípio ativo é a nicotina. A nicotina é uma droga  que , ao entrar na corrente sanguínea, atravessa a barreira hemoencefálica, tendo livre acesso ao cérebro cerca de 15 segundos após sua inalação. O seu tempo de meia vida no corpo é de cerca de duas horas. A nicotina age sobre receptores colinérgicos e , indiretamente, sobre outros hormônios como a dopamina no sistema de recompensa, causando o relaxamento e o prazer que os fumantes sentem. Acredita-se também que a fumaça do cigarro tenha proprieades sobre a Monoamina Oxidase, reduzindo sua atividade e, por conseguinte, auamentando as quantidades de noradrenalina, dopamina e  serotonina.Além disso, a nicotina age sobre o sistema mesolímbico( de recompensa), no sistema nervoso central. Boa parte dos efeitos de dependência do tabaco são gerados por esses mecanismos.
Seus efeitos psicoativos são dúbios, podendo ser estimulantes a doses baixas, ou de relaxamento/analgesia a baixas doses, podendo-se assim, regular o efeito desejado por meio da profundidade das tragadas.
A nicotina também age no sistema nervoso simpático, por meio dos nervos esplâncnicos da medula adrenal, estimulando a liberação de adrenalina. O cigarro se diferencia de outras drogas viciantes por não diminuir a sensibilidade das vias de recompensa.
A nicotina pode ter efeitos bons e ruins. Os seus efeitos ruins são mais comumente ressaltados, mas pontos positivos podem ser levantados também. A nicotina previne pre-eclampsia, age como agente anti-inflamatorio, reduz o desenvolvimento de sarcoma de Kaposi em pacientes com AIDS , reduz o avanço da doença de Parkinson e outros efeitos.
O cigarro , no entantao, tem muitos de seus efeitos negativos bem conhecidos e bem elucidados.  O fumo na gravidez, por exemplo, é associado com baixo peso ao nascer e partos prematuros e perinatais. O ácido  cianídrico contido provoca deficiência de B12 na mãe e no feto. O monóxido de caarbono liberado na fumaça do cigarro pode provocar hipoxia no feto também. Além disso,  o tabagismo está fortemente relacionado com efisema pulmonar, cancer de pulmão,laringe e boca, infarto do miocárdio, impotência sexual, e doença pulmonar obstrutiva crônica, quwe destrói os alveolos pulmonares.

FONTES:
http://www.nature.com/npp/journal/v31/n6/pdf/1300905a.pdf
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/4718/7813
http://acsh.org/2014/01/effects-nicotine-human-health/

8 comentários:

  1. É importante salientar que, apesar de a nicotina alguns efeitos bons, como os apresentados, não só ela, mas - de acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - TODAS as substâncias presentes no cigarro são nocivas à saúde. Cerca de 50 delas (dentre mais de 5 mil) são comprovadamente cancerígenas, dentre elas temos:
    Benzeno - Presente na composição de gasolina, detergentes e usado como pesticida.
    Níquel - Usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes.
    Arsênio: Usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro.
    Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins.
    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13305-descubra-as-substancias-do-cigarro-que-sao-nocivas-a-saude

    ResponderExcluir
  2. É importante salientar também que o cigarro é o produto de consumo mais vendido no mundo, e trás um retorno econômico muito promissor para os que o comercializam. Causa cinquenta vezes mais mortes que as drogas ilícitas, sem contar com a perspectiva de vida dos fumantes que é reduzida em um minuto, a cada minuto que estes passam fumando. A África, a Europa Oriental e a América Latina são o alvo dos fabricantes ocidentais de cigarro, que veem nos países em desenvolvimento uma gigantesca oportunidade comercial. Mas a populosa Ásia é de longe a maior mina de ouro de todos os continentes. Só a China atualmente tem mas fumantes do que toda a população dos Estados Unidos – 300millhões. Eles fumam o total assombroso de 1,6 trilhão de cigarro por ano, um terço do total consumido no mundo. Além disso as pessoas que convivem com fumantes são chamados de “fumantes passivos” e estão suscetíveis a diversas doenças respiratórias e cardiovasculares. A fumaça do cigarro exposta no ambiente depois de tragada é um cancerígeno do tipo A, o mais perigoso, isso traz sérios riscos à saúde das pessoas que não são fumantes, mas convivem com um. Crianças que têm pais fumantes possuem mais chances de adquirirem algum tipo de doença respiratória, por exemplo. Fontes: http://www.infoescola.com/drogas/cigarro/ http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html

    ResponderExcluir
  3. Em algumas culturas, o tabagismo é bastante comum, o que, infelizmente, indica um padrão de saúde da população em nível um pouco mais inferior. É interessante falar que o costume de fumar é muito atrelado a quem ingere bebidas alcoólicas, tendo uma explicação científica a esse respeito. A razão é simples, álcool acidifica a urina. Essa acidificação faz com que a nicotina seja eliminada mais rapidamente, porque ela não é absorvida pelos túbulos renais. Sem a droga, o fumante fica ansioso e acende outro cigarro. Por isso, quem fuma e toma álcool acaba fumando muito mais. Logo, podemos ter como um combate ao hábito de fumar o próprio combate a ingestão de bebidas alcoólicas, podendo alcançar número expressivos de diminuição do íncice de fumantes.
    fonte:http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/nicotina/

    ResponderExcluir
  4. Um dos sintomas da abstinência da nicotina é a ansiedade e o nervosismo, que ocorrem devido ao aumento dos impulsos nervosos enviados pelo cérebro em decorrência da interferência que foi gerada por ela, pois, uma vez que a nicotina transmitia somente metade da informação enviada pelo cérebro, este passou a enviar impulsos nervosos mais fortes. Desta forma, ainda no exemplo do braço, a pessoa não precisou fazer tanto esforço para levantá-lo.

    É importante ressaltar que a inquietação gerada naqueles que deixaram de fumar ocorre devido à ausência da nicotina, pois, sem ela, os músculos passam novamente a receber a informação completa do cérebro, sendo assim, respondem mais facilmente e com mais energia.

    ResponderExcluir
  5. É muito importante frisar no principal efeito negativo do cigarro: o câncer. O principal câncer causado pelo cigarro é o de pulmão. Este atualmente corresponde a um quinto de todos os cânceres em homens e um décimo em mulheres. A taxa geral de sobrevida em cinco anos é menor que 15%. Para aqueles que fumam um ou dois massos de cigarro por dia a taxa de morte é de 265 por 100.000 pessoas. O fumo contém mais de 3.900 constituintes, dentre eles inúmeros agentes carcinogênicos e cocarcinogênicos. Os derivados da nicotina N-nitrosaminas, N'-nitrosanornicotina e 4-(metilnitrosamina)-1-(3-piridil)-1-butanona são os carcinógenos mais poderosos presentes no fumo.

    REFERÊNCIAS:
    Bioquímica médica básica de Marks / Colleen Smith, Allan D. Marks, Michel Lieberman ; tradução Ângela de Mattos Dutra ... [et al.] – 2.ed. – Porto Alegre : Artmed, 2007.
    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3269/000384819.pdf?sequence=1

    ResponderExcluir
  6. Nessa questão do cigarro, é interessante pensar na ultima invenção relacionada ao tema: o cigarro eletrônico. Tal aparelho aquece e vaporiza uma solução de nicotina que é absorvida como vapor, simulando o ato de fumar. A grande vantagem nesse método é que não existem diversas das substâncias nocivas ao nosso organismo, como as já citadas acima. No entanto, por apresentar-se como um mecanismo ainda novo, mais estudos são necessários para poder comprovar a real eficácia e se podem ser utilizados para que mais pessoas parem de fumar, como era a proposta inicial dos e-cigarros. Entre essas substâncias não encontradas nos cigarros eletrônicos, temos o monóxido de carbono, considerado a substância mais abundante nos cigarros comuns.
    Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/11/cigarro-eletronico-carece-de-dados-sobre-prejuizos-dizem-especialistas.html

    ResponderExcluir
  7. Em 2011, o Brasil gastou mais de R$20 bilhões para tratar doenças relacionadas ao tabaco. O valor equivale a cerca de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e estima-se que corresponda ao dobro do que se arrecada com impostos sobre cigarros.Os dados mostraram, também, que 82% dos casos de câncer de pulmão no Brasil são causados pelo fumo e 83% dos tumores de laringe estão relacionados ao tabagismo. O tabagismo também pode provocar prejuízoa para além do sistema respiratório, como cânceres de boca, bexiga e laringe, além de pesquisas indicarem sua contribuição com condições crônicas, como a hipertensão.
    Fonte: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/brasil-gasta-r-20-bilhoes-para-tratar-doencas-relacionadas-ao-tabaco/

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida o vício no uso do tabaco, além de gerar gastos desnecessários e que afetam a renda de uma família, e além de causar uma gama de malefícios a todos os sistemas orgânicos e fisiológicos corporais do usuário, denota a vulnerabilidade de um segmento social que, ultimamente, tem gerado muitos debates e pesquisas: os adolescentes. Sabe-se que mais de 90% das pessoas adquirem esse vício até os 19 anos de idade. Esta é a fatia mais atraente do mercado para as indústrias do tabaco e, por isso, a criança e o adolescente são os principais objetos de estudo destas indústrias, há mais de 30 anos. O lucro que essas indústrias receberão não fortalecerá a busca que existe por uma saúde coletiva de qualidade. Tal análise não implica somente o uso do cigarro, mas possui nesse ato, um ponto-chave para início de análises e debates.
    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000100001&lang=pt

    ResponderExcluir